top of page
Foto de um cachorro da raça Spitz Alemão
Spitz Alemão

O Spitz Alemão é um cão especial para pessoas especiais. Ele é inteligente, leal e protetor, mas também pode ser teimoso e independente. Se você está procurando um cão que seja seu companheiro para a vida, o spitz alemão pode ser o cão certo para você. A raça Spitz Alemão é classificada como “Cão de guarda e companhia. “, fazendo parte do grupo 5 dos cães “Spitz e cães de tipo Primitivo”, seção 5. Origem: Alemanha Peso: 1-3 kg Altura: 15 - 17,5 cm Expectativa de vida: 12-16 anos

História

A história do Spitz Alemão é longa e cheia de mistério, mas o que se sabe é que este cão é um dos mais antigos da Europa. Alguns especialistas afirmam que o Spitz Alemão pode ter sido o primeiro cão da Alsácia, região francesa onde vive atualmente. Existem várias teorias sobre a origem deste animal. Algumas delas dizem que os primeiros exemplares surgiram na Alemanha, outras na Rússia e outras tantas na Finlândia. No entanto, o lugar de origem do Spitz Alemão não é tão importante quanto sua personalidade única e incomum. Existem cinco tipos de Spitz, o anão, o pequeno, o médio, o grande e o gigante. O anão é o que ficou mais conhecido e o que mais vemos por aí, principalmente no Brasil. Nacionalmente, desapareceu por algumas décadas, mas atualmente está voltando com força.

Aparência Geral

O Spitz Alemão é uma raça de cães que foi originalmente desenvolvida na Alemanha e pode ter um tamanho variando entre pequeno e grande. Para todas as suas variantes, este cão é reconhecido por seu tamanho robusto e pelo seu nariz arrebitado. O pelo é espesso e curto e geralmente é castanho, cinza ou branco. Apesar de possuir o pelo curto, o Spitz Alemão tem uma camada de sub pelo, que o ajuda a manter-se aquecido em temperaturas frias. Estes carinhas compactos têm uma pelagem longa, grossa e brilhante, que pode variar de castanho escuro a branco, dependendo da raça. O seu focinho curto, as grandes orelhas e os olhos escuros dão-lhes uma aparência adorável. Usualmente, os seus rabos são enrolados sobre as costas.

Comportamento/ Temperamento

Além de um companheiro carinhoso, o Spitz Alemão é um excelente cão de guarda devido ao seu latido alto, meticuloso e insistente. Os cães desta raça são extremamente confiáveis, destemidos e resistentes, têm um excelente olfato e se dão bem com qualquer pessoa, desde que sejam adestrados adequadamente. Seu comportamento característico é de coragem, lealdade e inteligência. Além disso, todas as variedades de Spitz Alemão são reconhecidas por seu temperamento alegre e amoroso.

Saúde

Se você deseja ter um Spitz Alemão, é importante que saiba que os cuidados básicos para esta raça não se limitam a exercer e alimentação, mas também à saúde e socialização. O que muitas pessoas não sabem é que os Spitz Alemão requerem cuidados médicos especiais para garantir seu bem-estar de longo prazo. A saúde dos Spitz Alemão é um dos tópicos mais importantes do cuidado deles. Embora sejam cães saudáveis em geral, alguns Spitz Alemão podem ser afetados por problemas de saúde genéticos. Alguns dos problemas de saúde mais comuns na raça incluem luxação da patela, problemas nos olhos, distocia de cotovelo e problemas de pele. Esses problemas genéticos podem ser diagnosticados precocemente com os exames de saúde Chichester, o que ajuda a prevenir problemas de saúde mais graves.

Higiêne

Seu pelo é curto e grosso, o que o torna resistente ao frio. Juntamente com isso, esse pelo fofo é tão resistente que não é preciso escovar regularmente. O Spitz Alemão tem charme, personalidade e uma linda pelagem, o que o torna bastante procurado.

Energia

Apesar de geralmente serem calmos, eles são muito alertas, o que os torna excelentes cães de guarda. Eles não precisam de horas de exercício intenso, mas certamente se beneficiarão de 20 a 30 minutos de atividades físicas.

Apego aos donos

É uma raça extremamente leal aos seus donos, por isso é um cão muito companheiro e ideal para famílias com crianças. Uma das características mais marcantes desse cão é o foco e o interesse em querer agradar aos donos, o que acaba criando um laço muito forte entre eles.

Amorosidade

Esta raça tem sido cada vez mais popular no mundo todo, e são famosos por sua lealdade e amor aos seus donos.

Inteligência

Possuem um comportamento inteligente, bom-humor e alta inteligência.

Brincadeiras

Eles adoram brincar, então é importante possuírem muitos brinquedos para que tenham sempre algo para se distrair. Uma ótima dica para entretê-los é oferecer algo que seja cada vez mais desafiador para suas habilidades.

Relacionamento com crianças

Spitz Alemão é uma ótima raça para famílias com crianças, que desejem um cão pequeno, ativo e bem-educado. Esta raça precisa de muita atenção, treinamento e de carinho. Seu foco em seus donos o torna ótimo para crianças, já que ele é muito afetuoso e carinhoso. É importante que as crianças sejam maiores para que a relação não apresente riscos. Por serem pequenos e delicados podem ser confundidos com um brinquedo o que resultaria involuntariamente em acidentes para ambos.

Relacionamento com outros animais

Eles são muito protetores e atenciosos quando estão em volta de familiares e amigos, mas podem ser agressivos quando estão em volta de outros animais.

Curiosidades

O Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia se originou há centenas de anos na Pomerânia, daí o motivo de seu nome. A região está localizada no nordeste da Europa, inicialmente em território alemão, mas que atualmente pertence a Polônia. O cachorrinho da Pomerânia, Boo, tem mais de meio milhão de seguidores no Instagram, é um dos mais famosos do mundo. Muitas estrelas gostam de Spitz Alemão, como: Paris Hilton, Ana Maria Braga, Miley Cyrus e até mesmo, Ozzy Osbourne. Apenas dois animais foram salvos no desastre do Titanic, um deles era um Spitz Alemão. O primeiro registro de que houve notícia de um Spitz Alemão veio do Conde Eberhard Zu Sayn, da Alemanha, no ano de 1450.Ao mencioná-lo, o conde informou que a raça era muito protetora e corajosa.

Conheça os principais criadores de Spitz Alemão do Brasil

bottom of page