top of page
Foto de um cachorro da raça Poodle
Poodle

O Poodle é uma das raças de cães mais conhecidas e populares ao redor do mundo. É reconhecida pela sua inteligência, energia e aparência atraente. A beleza e lealdade desta raça já conquistou os corações de muitos amantes de cães. Origem: Alemanha/ Franca Peso: 10 - 15 kg Altura: 35 - 45 cm Expectativa de vida: 10 - 12 anos

História

O Poodle, originalmente conhecido como Caniche, é uma raça antiga de cães que teve suas origens na Alemanha e França há mais de 400 anos. A raça é reconhecida por seu pelo longo e revestimento em forma de colher, o que a tornou conhecida mundialmente como um símbolo de luxo e refinamento. A raça Poodle tem uma história única na qual foi usada para caçar patos e outras aves aquáticas pela França e Alemanha. Possuíam uma pelagem resistente a água e foram ensinados a mergulhar nos rios à procura de aves.

Aparência Geral

O Poodle é uma raça de cães reconhecida pela sua aparência distintiva. Seu visual único é resultado de uma mistura dos diferentes tamanhos e vários tipos de pelos. O Poodle possui uma pelagem densa e volumosa de três tipos: curto, liso e duro. Os cabelos são espessos e sedosos. Os Poodles são também conhecidos por sua abundante e incomum pelagem. Eles possuem três diferentes tipos de pelagem, que são a de Curly, a de Retriever e a de Cordial. A cor da pelagem vai desde o branco ao preto, passando pelo creme, amarelo, castanho e grisalho. O tamanho do poodle depende da variação da raça - O Toy Poodle, o Mini Poodle e o Standard Poodle. No geral, o padrão de beleza deles é muito elegante.

Comportamento/ Temperamento

O Poodle é conhecido por sua lealdade, carinho e inteligência, tornando-o um excelente cão de companhia. O temperamento do poodle é dócil, gentil e sociável, ao mesmo tempo que é independente e protetor. Embora o Poodle possa parecer um cão solitário, eles gostam de passar tempo com seus donos, são mais bem-comportados com jogos, passeios e treinamento. Se você está interessado em adotar um Poodle, é importante observar seu comportamento/temperamento do Poodle para assegurar que ele é adequado para você.

Saúde

Para manter o Poodle em bom estado de saúde, é importante que ele tenha exercícios frequentes, alimentação adequada e controles veterinários regulares. Logo, é importante expor o cão ao mínimo de temperaturas extremas para evitar o desenvolvimento de doenças. É importante também lembrar que os cães desta raça possuem características próprias, como orelhas longas e grossas, que requerem mais cuidados. Estas características do Poodle exigem que sejam realizados exames de ouvido frequentemente para prevenir doenças e problemas de saúde. Então, se você está considerando adotar um Poodle, certifique-se de que está preparado para proporcionar um estilo de vida saudável a ele.

Higiêne

Quando se trata de higiene, é necessário preparar os banhos, pois a água quente não é bem recebida pelo Poodle. Outra tarefa de higiene importante é escovar os pelos do cão regularmente, para que eles não fiquem pesados e difíceis de pentear.

Energia

O Poodle é uma das raças mais energéticas que existem. Eles estão sempre prontos para brincar, correr e serem meigos. Embora sejam de tamanho pequeno, os Poodles trazem uma enorme quantidade de energia para seus tutores. Portanto, é importante fornecer ao Poodle muito exercício, a fim de manter a boa saúde e usar toda a energia que tem para oferecer.

Apego aos donos

Os Poodle são considerados uma raça muito inteligente e são conhecidos por serem excelentes animais de companhia. Eles têm uma capacidade surpreendente de ouvir e obedecer aos comandos dos seus donos. Uma das maiores curiosidades sobre Poodles é que eles costumam proteger a sua família com uma lealdade incondicional, mostrando tanto afeto quanto obediência.

Amorosidade

Poodles também são conhecidos por serem muito sociáveis e por seu comportamento ser muito amável. Esta raça é extremamente afetuosa com seu dono e costuma se formar laços profundos com as pessoas ao seu redor.

Inteligência

Uma das principais características do Poodle é a sua grande inteligência. Eles são conhecidos por serem muito fáceis de treinar e podem até aprender truques. Eles podem até ajudar o seu dono a realizar algumas tarefas, como levar o jornal ou o correio. Ademais, os Poodles também são muito brincalhões e costumam alegrar a vida de seus donos.

Brincadeiras

Os Poodles, conhecidos por serem muito inteligentes, podem ficar facilmente entediados, por isso é importante oferecer diversos tipos de treinamento e brincadeiras para estimular sua mente. Esta raça é facilmente adaptável, mas exige atenção contínua para manter sua energia e atenção em alta, com entretenimento constante, é importante que o seu dono forneça aos seus cães um grande companheirismo. Além disso, eles respondem melhor ao treinamento com reforços positivos.

Relacionamento com crianças

O Poodle possui um caráter que o destaca de outras raças de cachorro, tornando-se um amigo leal e divertido para todos. Os Poodles também são ótimos para crianças, pois são dóceis e cuidadosos. Criam uma grande ligação com as crianças, o que o torna o parceiro ideal para famílias com filhos.

Relacionamento com outros animais

Este peludo, também se sai bem com outros animais, tornando-se um excelente membro para casas com mais de um pet. Portanto, se você deseja um fiel companheiro para a família, o Poodle é uma excelente escolha.

Curiosidades

As curiosidades sobre os poodles são diversas, desde o fato de que eles são a raça de cães mais inteligente do mundo, até o hábito deles de adorar se molhar. Os poodles pertencem à família de cães de água e a maioria dos criadores afirmam que eles nasceram para nadar, o que os torna grandes nadadores. Eles têm uma excelente visão subaquática, o que significa que podem ser treinados para recuperar itens da água. Esses cães também são excelentes caçadores e alguns deles foram originalmente treinados para caçar aves aquáticas junto com seus proprietários. Esses animais têm uma taxa metabólica muito alta, o que significa que não sentem frio com a mesma facilidade que outras raças de cães. Os Poodles também são conhecidos por ter risos e choros únicos, que às vezes podem até ser um pouco divertidos. Eles também são muito inteligentes e curiosos. É dito que a inteligência deles é duas vezes maior do que a de outras raças de cães e que eles adoram aprender novos truques. São muito bons em obediência, o que significa que os donos podem confiar neles para seguir as ordens com eficiência. Com tantas curiosidades, é fácil ver por que os poodles são uma raça tão querida e famosa. Os poodles são excelentes animais de estimação, pois eles são inteligentes, brincalhões, tranquilos e amorosos. Como proprietários, é importante ter em mente suas características únicas para que não haja nenhuma surpresa desagradável.

Conheça os principais criadores de Poodle do Brasil

bottom of page