top of page
Foto de um cachorro da raça Pinscher
Pinscher

O Pinscher é uma raça muito versátil, o que significa que pode ser útil em múltiplas funções, tanto para companhia quanto para pequena guarda. Por esta razão, é importante que os donos de Pinscher sejam preparados e treinem seus cães adequadamente. Antes de decidir adquirir um Pinscher, os donos devem considerar os cuidados que os cães requerem para garantir que eles consigam desenvolver os seus melhores atributos. Origem: Alemanha Peso: 4-5 kg Altura: 15-30 cm Expectativa de vida: 12 -15 anos

História

O Pinscher é um tipo de cão pequeno, de aparência bastante peculiar, é uma raça de pequenos cães muito robusta e forte, originais da Alemanha. Estima-se que esses cães tenham existido desde a Idade Média. Estes pequenos, são ágeis e energéticos, desenvolvidos para serem caçadores de ratos e unir seu pequeno tamanho à robustez e resistência, tornando-se um ótimo cão de guarda também.

Aparência Geral

Seu porte é pequeno, com cerca de 25-35 centímetros de altura, e seu peso é entre 4 e 5 quilos, dependendo do sexo. Além disso, eles possuem um opulento manto de pelo curto, o qual é de cor marrom escuro, preto, carmim, âmbar, abricó e é também extremamente resistente à água. As características do Pinscher são variadas, porém, apresentar músculos bem definidos e aparência compacta, é o que o destaca entre os demais.

Comportamento/ Temperamento

Esta raça tem uma personalidade única, já que são bastante independentes, mas também apresentam características destacáveis como lealdade e afeto. Entre os detalhes do seu comportamento inclue-se seu temperamento destemido, independente e tranquilo. Eles têm o hábito de confiar em seu instinto e reagir de acordo quando percebe uma ameaça ou o risco de algo, o que os tornam em pequenas ferinhas, se necessário.

Saúde

Assim como todos os cães, o Pinscher também requer cuidado, tratamento e cuidados veterinários para sua saúde. É importante que sejam realizadas visitas frequentes e exames com periodicidade a um veterinário de sua confiança para que a saúde do Pinscher esteja sempre sob supervisão. Em termos de estilo de vida, o pinscher é conhecido por ser bastante adaptável, mas é importante que os donos também prestem atenção à dieta e exercício adequado para garantir que a saúde desta raça seja mantida. Em resumo, o Pinscher é uma raça divertida, inteligente e esperta, que exige alguns cuidados especiais para manter a saúde em dia e para podermos ter a certeza de que ele está seguro com crianças e outros animais.

Higiêne

Os proprietários devem adotar uma boa higiene para manter a saúde do Pinscher, como banhos regulares, escovar os dentes, tomar precauções com o uso de pesticidas e remédios, não oferecer alimentos não recomendados e manter a casa limpa.

Energia

Eles são ágeis, ativos e gostam de se exercitar frequentemente. Além disso, eles são conhecidos por serem excelentes caçadores e cachorros de guardas, devido ao seu instinto de proteção. Por possuírem energia e vitalidade em abundância, são ótimos para os donos que curtem praticar esportes com seus cães.

Apego aos donos

São muito leais aos seus tutores e gostam de ficar perto deles. Apesar de serem normalmente dóceis e tranquilos, o pinscher é conhecido por ser muito protetor com os membros de sua família, e como tal, exige um grande nível de responsabilidade por parte dos criadores responsáveis. Por esta razão, é importante que os criadores se mantenham atentos ao desenvolvimento do pinscher para garantir que eles não adotem comportamentos indesejáveis

Amorosidade

É importante que os donos tenham tempo disponível para prestar atenção às necessidades dos seus pinschers, e também para estreitar os laços de confiança entre eles.

Inteligência

Eles são muito curiosos, isso faz com que sejam muito inteligentes e possuam uma habilidade excepcional de aprender comandos e treinar-se de forma rápida e eficaz.

Brincadeiras

Os Pinshers são uma ótima companhia para quem quer passar algumas horas de diversão e relaxamento. Uma das melhores maneiras de brincar com um pinscher miniatura é por meio de atividades que estimulam sua caça - como jogar com brinquedos de corda, eles precisam correr atrás dele. Outra boa ideia é iniciar um jogo de ataque e fuga, onde você pode ficar escondido enquanto o cachorro procura. Algumas pessoas também gostam de brincar de pegar itens - elas jogam um pedaço de tecido e o Pinsher tem que trazer o item para o dono. A brincadeira também pode ser feita com outros brinquedos como um minibola de tênis ou um jogo de frisbee. É importante que seu pinscher esteja confortável com essas atividades antes de iniciar.

Relacionamento com crianças

Geralmente, as crianças adoram os Pinschers, pois eles são muito cheios de energia e sempre apostos a uma boa diversão. Porém, todos os cuidados devem ser tomados para manter a segurança e bem-estar do pequeno Pinscher, assim como a das crianças, que o podem confundir com um brinquedo.

Relacionamento com outros animais

Apesar de territorialista e um pouquinho possessivo, o Pinscher pode se dar bem com outros animais, desde que seja devidamente treinado para isso. É importante que ele também esteja bem - acostumado a sair para passear com outros cães, isso ajuda o processo de socialização. Então mantenha o tudo sobre o Pinscher bem em mente e aproveite todas as características desse cãozinho tão adorável.

Curiosidades

O Pinscher é uma raça que possui algumas curiosidades como, por exemplo, são adeptos a climas quentes e bem solares, eles possuem um longo período de vida e com uma alta inteligência, o que os torna mais rápidos para aprender truques e comandos básicos. Apesar de serem popularmente conhecidos como mini Dobermans, por possuírem características semelhantes, o Pinscher surgiu bem antes do grandão. Por estarem sempre em alerta, o Pinscher é bem conhecido pelo barulho de seus latidos que acontecem com frequência desde filhotes. Tamanho definitivamente não é um obstáculo para este cachorro que cresce tanto intimamente graças a sua personalidade forte, mas deve-se ser cuidadoso quando na presença de outros animais estranhos a ele. “50% ódio e 50% tremedeira”. Quem nunca ouviu essa frase sobre um Pinscher?! Apesar da má rotulação, quem tem um Pinscher sabe o quão carinhoso pode ser esse serzinho, desde que criado adequadamente. O Pinscher é retratado em obras de artes mundiais desde os séculos e 17 e 19, sabia?! As características desse cãozinho tão cativante são destaque desde sempre!

Conheça os principais criadores de Pinscher do Brasil

bottom of page