top of page
Foto de um cachorro da raça maltês
Maltês

O Cão Maltês é um cão de pequeno porte de origem italiana e é uma das raças de cães mais conhecidas e populares. Eles são inteligentes, amigáveis, leais, dóceis e fáceis de treinar. Estes adoráveis animais possuem algumas características que fazem com que eles sejam magníficos animais de estimação. Origem: Malta Peso: 3-4 kg Altura: 20-35 cm Expectativa de vida: 12 -16 anos

História

O cão maltês, cujo nome científico é Canis lupus familiaris, é uma raça pequena e extremamente inteligente, mas também tem uma longa história. Essa raça foi originalmente criada na ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, e é provável que remonta aos tempos antigos da antiguidade. Os historiadores acreditam que os cães malteses foram criados como companheiros e guardiões para os cidadãos da ilha. O nome maltês vem da língua local, em que a palavra Malta se refere a um tipo de cão. Embora hoje em dia os cães malteses sejam considerados uma raça de estimação, é possível que eles tenham sido criados inicialmente para guardar e defender a ilha de Malta. No passado, eles eram considerados ótimos guarda-costas e tinham o hábito de rondar toda a ilha durante a noite. Durante o dia, os cães malteses ficavam em seu lar, protegendo suas propriedades. Atualmente, os cães malteses são usados principalmente como animais de companhia e são excepcionalmente leais e carinhosos. A história por trás da raça maltesa é única, e embora eles tenham mudado muito desde o passado, o espírito de lealdade da raça ainda está presente.

Aparência Geral

O Maltês é uma raça de cão pequena, mas elegante e muito ativo. Eles têm pelos caracteristicamente brancos e brilhantes, muitas vezes com um topete e uma cauda em forma de leque em volta do corpo. Seus olhos são grandes e lembranças de âmbar ou mel, e tem um comportamento inteligente e dócil.

Comportamento/ Temperamento

Os cães malteses são conhecidos por sua forte lealdade e afetuosidade, características que os tornam uma ótima companhia para pessoas de todas as idades. Embora sejam uma raça pequena, os malteses também são admirados por sua grande personalidade, tornando-os uma das raças mais amadas e conhecidas do mundo.

Saúde

Para que estes cães possam cumprir seu papel de grandes companheiros, é necessário que sejam mantidos saudáveis e em boa forma. Cuidar da saúde de seu Maltês é essencial, pois eles estão sujeitos a uma série de problemas oculares, além de predisposição a doenças da pele. Algumas medidas simples como verificar regularmente as orelhas e os olhos, escovar os dentes e garantir uma dieta balanceada pode manter seu maltês saudável por muitos anos. Se você notar alguma mudança no comportamento ou nas características físicas do seu cão, é importante que você consulte o veterinário o mais rápido possível para evitar complicações. A vacinação anual é essencial para manter o Maltês saudável e protegido contra doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Além disso, é importante lembrar de levar seu cão para exames de rotina, para que possíveis problemas podem ser identificados e tratados precocemente.  Finalmente, é importante prestar atenção às condições climáticas e à umidade, pois podem afetar a saúde de seu Maltês. Embora alguns cuidados possam variar de acordo com a idade, raça e tamanho do cão, em geral, a saúde do Maltês pode ser garantida com atenção constante, cuidados regulares e amor.

Higiêne

O Cão Maltês tem um pelo espesso, geralmente branco, que pode gerar um nó facilmente, por isso exige-se um certo cuidado. Deve-se escová-lo diariamente para que fique sempre bonito e saudável. Geralmente possuem manchas nos olhos e boca devido ao contato com a agua e comida, nada que produtos específicos não minimizem o problemas. Eles precisam de banho com uma certa frequência, e algumas tosas são sempre bem-vindas.

Energia

Os cães malteses também armazenam grandes quantidades de energia e se adaptam facilmente a novos ambientes. Apesar de enérgicos, estes cães requerem poucas horas de atividade diárias e curtem ficar quietos em casa também, o que é ótimo para os proprietários ausentes. Eles não têm muito latido, portanto, não são problemáticos para os vizinhos.

Apego aos donos

Os Cães Malteses são excelentes animais de estimação para famílias que procuram um companheiro feliz e obediente para desfrutar do seu tempo juntos. Eles gostam de se envolver em atividades com os donos e possuem um temperamento dócil que torna a convivência com eles ainda melhor. Esta raça de cães é ideal para quem procura um cão que seja alegre e tenha um forte instinto de família.

Amorosidade

Eles também são muito leais aos donos e são carinhosos e amorosos com toda a família. Em suma, o Cão Maltes é um ótimo cão de estimação para qualquer família ou indivíduo.

Inteligência

O Maltês é muito curioso e ansioso por aprender, o que torna totalmente habilitado para treinamentos. Eles são ótimos fazendo truques, pois possuem muita energia e espírito alegre. Os Malteses são cães muito inteligentes, e assim como os cães de todas as raças, eles aprendem rapidamente se forem ensinados com paciência e amor. 

Brincadeiras

O Cão Maltes é muito ativo, o que significa que eles gostam de brincar e participar em atividades como caminhadas, passeios, jogos e exercícios.

Relacionamento com crianças

Esta raça é conhecida por seu temperamento amigável, o que faz com que eles sejam excelentes animais de estimação para famílias com crianças.

Relacionamento com outros animais

O Maltês também é muito gentil com outros animais de estimação, e costumam ser muito carinhosos com seus donos. Eles são ótimos para famílias que procuram um cão sociável, parceiro e carinhoso.

Curiosidades

Os egípcios e europeus, acreditavam que os malteses eram seres mágicos, podendo levar a cura as pessoas bastante doentes. A crença deles no poder sobrenatural do animal era tão grande que uma estátua do cachorro foi encontrada na cidade de Fayum. O temperamento brincalhão e charmoso deste cãozinho conquistou até os filósofos. O Maltês foi citado por Aristóteles em uma lista famosa sobre animais. O animal é hoje considerado um dos melhores e mais famosos cães do mundo. Até em obras de artes espanholas e britânicas esta fofura já foi retratada.

Conheça os principais criadores de maltês do Brasil

bottom of page