top of page
Foto de um cachorro da raça boxer
Boxer

O Boxer é uma raça de cachorro originária da Alemanha e é conhecido por sua personalidade jovial e energética. Eles são conhecidos por serem bons cães de guarda e por serem ótimos companheiros para a família. Com sua aparência atlética e inteligência, o Boxer é uma raça versátil que é popular entre os donos de cães em todo o mundo. Origem: Alemanha Peso: 34-50 kg Altura: 53 – 63 cm Expectativa de vida: 10 – 12 anos

História

A raça cães Boxer surgiu na Alemanha e foi criada a partir da união de diversas raças de cães antigos, como o bullenbeisser e o bodeguero alemão. Esses cães originais tinham a função de caçar e servirem como guardiões de propriedades. Ao longo dos anos, a raça foi refinada e melhorada para se tornar o companheiro ideal para os lares. Essas melhoras levaram à aparência atual dos Boxers, que são animais atléticos, ágeis e com uma presença de dignidade.

Aparência Geral

Os cães Boxer são de porte médio, possuem uma estrutura musculosa, ombros largos e cauda média. O seu pelo é curto, liso e de cor branca, tijolo, quina ou preto-e-amarelo. Os seus olhos expressam muita inteligência e profundidade, pois são grandes, redondos, entre amarelo e castanho.

Comportamento/ Temperamento

Quando se trata de comportamento e temperamento, os Boxers são animais muito leais, carinhosos e amigáveis. Eles possuem um forte instinto de guarda, são protetores, inteligentes e obedientes.

Saúde

A saúde é outra preocupação importante que deve ser levada em consideração quando se possui um Boxer. Embora sejam normalmente saudáveis, eles têm um grande risco de desenvolver alguns problemas médicos, como displasia do quadril, cardiomiopatia, epilepsia e problemas dermatológicos. Por isso é importante sempre manter as vacinações atualizadas e, além disso, fazer consultas regulares ao veterinário.

Higiêne

Quanto à higiene, a escovação é necessária para remover qualquer mau cheiro, sujeira e pelos soltos. Os banhos devem ser dados apenas quando necessário. É importante também limpar as orelhas regularmente, assim como os dentes e as unhas. Seguindo todos esses cuidados, os donos de cães Boxer vão contribuir para que seu animal vivo muitos anos com saúde.

Energia

Boxers são conhecidos por serem cães energéticos e ativos. Eles foram originalmente desenvolvidos para caçar animais selvagens e precisavam de uma grande quantidade de energia para fazer isso. Recomenda-se dar ao seu Boxer pelo menos duas a três horas de exercício físico por dia, incluindo longos passeios, brincadeiras, corrida e outras atividades físicas. Boxers também gostam de brincadeiras mentais, como quebra-cabeças e jogos de treinamento.

Apego aos donos

Os Boxers são uma raça de cães conhecida por seu forte vínculo com seus donos. Eles são muito afetuosos e amigáveis, e tendem a se aproximar e se envolver com suas pessoas. Eles são conhecidos por serem protetores e leais, especialmente em relação a seus donos e familiares, gostam de passar tempo com suas pessoas e são cães extremamente dedicados.

Amorosidade

Os Boxers são reconhecidos por sua natureza amorosa e dedicação aos seus donos. Eles são animais afetuosos e tendem a desenvolver laços fortes com suas famílias humanas, buscando constantemente interação e afeto.

Inteligência

Boxers são considerados cães inteligentes. Eles são conhecidos por serem ágeis, ativos e facilmente treináveis. Eles aprendem rapidamente novos comandos e adoram trabalhar com seus donos durante sessões de treinamento. Além disso, eles também são cães muito espertos e curiosos, e gostam de resolver quebra-cabeças e realizar tarefas.

Brincadeiras

Brincar com um Boxer inclui jogos de busca, brincadeiras com a bola, agilidade e brincadeiras de pega-pega. Esses jogos ajudam a estimular a mente e o corpo do animal e são uma ótima maneira de estreitar os vínculos.

Relacionamento com crianças

Os Boxers são frequentemente considerados amigáveis com crianças devido a sua personalidade alegre e brincalhona. Eles tendem a se dar bem com as crianças e gostam de brincar com elas. No entanto, é importante lembrar que, como qualquer outro cão, eles podem se tornar agressivos se não forem devidamente treinados ou se forem provocados ou tratados com raiva.

Relacionamento com outros animais

Os Boxers podem ter personalidades diferentes quando se trata de conviver com outros animais. Alguns são amigáveis e se dão bem com outros cães e animais de estimação, enquanto outros são mais reservados ou até mesmo protetores. Em geral, os Boxers são leais à sua família humana e podem ser propensos a protegê-los, incluindo outros animais de estimação, caso sintam que estão em perigo.

Curiosidades

O nome "Boxer" foi dado a esta raça de cães devido ao seu estilo de luta único e animado. Eles são conhecidos por sua habilidade de se movimentar rapidamente, saltar e "boxear" com as patas dianteiras enquanto caçam ou brincam. Este comportamento lúdico foi uma das principais razões pelas quais a raça foi selecionada para ser utilizada como cão de caça e de guarda, já que a sua agilidade e força lhes permitem lidar com presas fortes e se protegerem de ameaças. Na Primeira Guerra Mundial, os Boxers foram usados como cães de mensagem e ataque para apoiar as tropas alemãs. Eles eram treinados para transportar mensagens importantes entre as unidades militares, bem como para ajudar na luta. Devido ao seu tamanho forte e coragem, os Boxers eram considerados uma escolha ideal para essas tarefas, pois podiam trabalhar em condições adversas e desempenhar várias funções úteis para o exército. Os Boxers são conhecidos por terem uma respiração única, que é caracterizada por um rugido como som. Este som distintivo é resultado de sua estrutura respiratória, que é curta e larga. A respiração única dos Boxers é uma característica única da raça e pode ser ouvida principalmente quando eles estão animados ou excitados. Boxers são conhecidos por suas marcas faciais distintas, que lhes conferem uma aparência única. Muitos Boxers têm manchas brancas em suas testas e peitos, o que os torna facilmente identificáveis. Essas marcas são herdadas geneticamente e são parte da norma para a raça.

Conheça os principais criadores de Boxer do Brasil

bottom of page